Sobre o Clann


O Grupo de estudos e vivências de cultura Celta e Druidismo, Clann an Samaúma, nasceu em 04/05/2011 em Belém-Pará-Brasil, com a iniciativa de três pessoas interessadas em estudar a cultura e a espiritualidade célticas, sem esquecer de nossas raízes locais-amazônicas. Antes o grupo era chamado de Nemeton Samaúma, mas em 2014 passamos por um processo de transformações e sentimos a necessidade de uma adequação ao nome, e os Deuses nos inspiraram a essa mudança.

O objetivo com este blog é manter um canal de comunicação com outros grupos druídicos e pessoas interessadas em druidismo e cultura celta no Pará e no Brasil, além de divulgar nossas atividades, textos e artigos relacionados a espiritualidade celta.

Clann é uma palavra em gaélico que quer dizer, clã, família ou tribo. Remete-nos aos laços antigos e sagrados que ligam as pessoas de um clã, sejam esses laços de sangue ou de afinidade. 

Samaúma (Ceiba pentandra - de flores brancas; e a Ceiba speciosa - de flores rosas) é uma árvore nativa da Amazônia, cuja copa se estende acima do nível das demais árvores. Sua altura pode alcançar dos 40 a 70 metros. Considerada sagrada por diversos povos indígenas, a “Mãe das Árvores” ou a "Rainha da Floresta", como é conhecida a Samaúma possui várias propriedades místicas e terapêuticas. Na crença de algumas tribos amazônicas, da água retida em seu tronco formou-se o rio Solimões. Em outras, acredita-se que ela liga o mundo do céu e da terra, sendo portanto uma “árvore do mundo”, ou axis mundi (eixo do mundo). Os pajés da etnia Ticuna a evocam, pedindo força de comando e cura. A seiva da Samaúma é usada contra conjuntivite, e a decocção da casca é diurética. No oitavo mês de gravidez, as mulheres a ingerem para garantir um parto tranquilo, com bastante líquido. Suas raízes, as Sapopemas, emitem um som característico que ecoa na floresta quando são batidas com algum objeto (como um pau, por exemplo), dessa forma as pessoas na mata estabelecem uma forma de comunicação, seja para pedir ajuda, informar algum perigo ou indicar onde há água. Suas sementes, Kapok, surgem no mês de abril (no caso da samaúma rosa) e outubro (samaúma branca), e são revestidas por um material parecido com algodão. Ao desprender-se dos galhos, as sementes são levadas pelo vento, levando a possibilidade do nascer de uma nova samaúma... 


Contate-nos por e-mail - clannansamauma@gmail.com - para saber mais.