Na manhã do dia 19 de abril de 2015, o Clann an Samaúma realizou sua primeira atividade aberta deste ano, a Celebração do Dia da Terra.
No espaço "Ruínas do castelinho" no Bosque Rodrigues Alves (um dos poucos espaços verdes e de floresta na cidade de Belém/PA), quase 30 pessoas estavam reunidas com um objetivo em comum: honrar a Mãe-Terra e todos os seres sagrados que nela vivem. A maioria dos presentes era de alguma tradição do paganismo (Wicca, Druidismo, Bruxaria natural...), mas também havia católicos, simpatizantes ao paganismo ou os que não se identificavam com uma religião específica.
Iniciamos com uma roda de conversa sobre o cuidado e respeito à Natureza, a ecoespiritualidade no Druidismo e também sobre a luta dos povos indígenas no Brasil.
(foto de Dannyel Castro)
Em seguida fizemos uma meditação ativa, visualizamo-nos como sementes no ventre da Mãe Terra e íamos pouco a pouco brotando e crescendo até sermos cada um uma árvore. Com nossas raízes firmes no chão e nossos ramos dançando ao vento, éramos árvores interconectadas umas as outras, e por conseguinte conectadas a todo o planeta, como uma grande teia da vida.
(foto de Fabrizio Rodriguez)
Após a meditação, uma dança circular ("A Terra é nossa mãe") abriu o momento do "sarau", em que todos eram convidados a cantar, dançar ou declamar uma poesia em honra à Natureza e aos Ancestrais.
(fotos de Fabrizio Rodriguez)
Terminado o sarau, agradecemos a todas as pessoas que participaram conosco dessa celebração tão agradável e encerramos com uma troca de abraços apertados e também de mudas e sementes! : )
(foto de Fabrizio Rodriguez)
(foto de Gabi Martins)
Partimos felizes e gratos daquela manhã, e certos de que uma semente de consciência e amor fora plantada no coração de cada um ali presente. E que a luz dessa semente se espalhe e irradie por todo o canto, despertando em nós o verdadeiro amor e respeito pela Mãe Terra. Bíodh se amlaidh! (Assim seja).
(foto de Fabrizio Rodriguez)
(Mayra Darona Ní Brighid).
Nenhum comentário:
Postar um comentário